quarta-feira, janeiro 04, 2012

Qual a diferença entre Pilates e Yoga?



Ilustração de Thomas Fuchs para a revista National Geographic



O Pilates sofreu várias influências, entre elas a do Hatha Yoga. Ambos trabalham concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração. A maior diferença está na seqüência e dinâmica dos exercícios.

Primeiro, é muito importante prestar atenção se o que você está recebendo como Pilates realmente é Pilates. A técnica não parece com ginástica localizada, nem tampouco com a prática de Yoga, ou uma aula somente de alongamento.

No Pilates é mais fácil orientar o treinamento para esportes específicos, assim como seus exercícios podem ser bastante eficientes para balancear a força nos membros e para o equilíbrio.

Os exercícios no Pilates são lentos, com poucas repetições (uma vez que se prioriza a perfeição da forma durante a execução), e com uma ênfase muito grande na respiração (O Yoga também tem essa característica, porém é um tipo diferente de respiração). Os movimentos são coordenados com a respiração e são específicos da técnica, não sendo adaptados de uma aula de Yoga. Podemos dizer que o Yoga trabalha o corpo como um todo, enquanto o Pilates isola partes específicas para o trabalho.

Sendo assim, existem semelhanças naturais entre um e outro, mas ao olhar com atenção para as sequências de exercícios e formato da respiração percebemos tratar-se de métodos distintos.

O importante é que ambos oferecem um trabalho excelente para o ser, desenvolvendo a relação corpo, mente e espírito, colaborando para o bem estar e qualidade de vida.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário