domingo, junho 05, 2011

o que é shaabi.. na Dança do Ventre???

No Workshop da Soraia Zaied que aconteceu em maio de 2011... tive contato com a Dança shaabi..Lá dançamos uma coreografia muito alegre com uma musica muito gostosa...cheio de gestos..e ela explicou sobre esta dança...

Aíiii....

Cheguei em casa e comecei a pesquisar mais um pouquinho ....

Procurei ali e aqui e achei dois lugares onde explicam o que é esta dança..como surgiu..qual a música..e tem uns videos legais para assistir tb...........os dois links estão aqui..para vcs lerem tudo completinho..Vale a pena ler viuuuu!!!!

Mas..o q é shaabi???

"o shaabi é uma música de protesto, ainda que a maior parte das letras pareça falar de futilidades. É um elogio ao jeito “popular” de ser egípcio. E popular aqui - vamos dar a real - quer dizer periferia....

A interpretação da letra nesse estilo musical é muito importante; é uma dança icônica: ela está a todo momento transmitindo a intenção do autor. As dançarinas brincam, gesticulam, fazem expressões faciais, ou sejam, interpretam, literalmente, a letra."

Retirei este trecho do Arabesc Multiply


"A música shaabi não é muito rica se comparada ao estilo clássico egípcio cantado por Oum Koulsoum ou Abdel Halim Hafez, mas é agradável e prazerosa, muito apropriada para a dança.

Originalmente o shaabi começa com um "Mawal" (improvisação feita pelo cantor) em ritmo mais lento, acompanhado apenas por alguns instrumentos que respondem ao seu canto. Aqui o cantor mostra todo seu talento em interpretar os difíceis tons da música árabe. Após a música começa, entrando toda o orquestra e a percussão. Os líricos não são ricos, porém expressam o charme das artes populares, falam de amor, relacionamentos, vida, dificuldades cotidianas, mentiras e traições."

Retirei este trecho do http://www.rakaca.com.br/

Vejam:

Nenhum comentário:

Postar um comentário