sábado, abril 23, 2011

Ritmos Árabes





Alguns Ritmos Árabes para estudar...

Maksum
O maksum tem quatro tempos e é a base de muitos outros ritmos, sendo bastante encontrado em diversas músicas árabes modernas. Na Tunísia, por exemplo, esse ritmo pode receber o nome de Duyek, mantendo a sua estrutura e cadência. O Termo maksum significa “cortado ao meio”. Compasso 4/4.



Baladi
O Baladi, que também tem quatro tempos, é uma das variações mais básicas do ritmo Maksum. Caracterizado pelos seus dois “duns” , é muito presente na maioria das músicas árabes, seja tradicional, clássica ou moderna. Alguns acreditam que o ritmo deveria ser chamado masmudi saghiir, pois o ritmo utiliza a mesma estrutura do Masmudi, mas, em um outro tempo. (O Masmudi é tocado em 8) O termo “baladi” significa “da minha terra” ou “à moda antiga”. Compasso 4/4.




Said
O Said é uma outra variação do Maksum. Famoso pelos seus marcantes e vibrantes “duns”, o Said é um ritmo alegre, que normalmente é tocado numa velocidade mais elevada. Esse ritmo pode ser chamado também de Ghawazee, uma vez que a Dança Said é muito comum entre os Egípcios.Normalmente é tocado para danças de pandeiro, bengala ou bastão para homens e mulheres.É muito utilizado como ritmo base na execução de determinadas danças folclóricas árabes, como a Dança da Bengala ou a Dança do Bastão (muito praticada pelas mulheres egípcias) e a Dança da Pandeireta.
No início este ritmo era usado para dançar "Tahtib", uma dança marcial masculina, na qual os homens simulavam lutar com longos bastões, que fazem por vezes de arma.
Executando movimentos fortes, ágeis, marcados por saltos, giros e batidas entre bastões. Compasso 4/4.





Ayub
O Ayub é um ritmo bem simples, de 2 tempos. É utilizado como ritmo básico para uma dança folclórica, denominada Zaar, muito presente no norte da África. Esse ritmo caracteriza-se por ter uma variada opção de velocidade, rápido ou lento. O ritmo rápido é encontrado em músicas tradicionais, bem como em solos de derbake, e o lento é encontrado nas músicas folclóricas.Compasso 2/4.


Wahda wo noz
Wahda wo noz significa 1 e ½. É um ritmo executado muito lentamente, com 8 tempos. Encontrado em músicas clássicas e muito presente em solos de derbake, embala o momento de pura concentração e sinuosidade dos movimentos da bailarina. Grande momento para o músico mostrar habilidades e musicalidade, para compor arranjos e variações belas desse ritmo.



FONTE:Pedro Françolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário