sexta-feira, setembro 10, 2010

Exercícios para fortalecer os pés!




Alguns estudantes de ballet e até mesmo bailarinos profissionais têm técnica aguçada e dançam muito bem, no entanto sofrem com pés fracos, algo que é um verdadeiro problema, uma vez que bailarinos devem ter pés fortes, não só par ter um bom equilíbrio e bom trabalho de pontas como para evitar acidentes. Por isso, segue exercícios para fortalecer os pés (a região do tornozelo).

1. Suba em elevé com os dois pés, então faça um plié forçando o colo do pé para baixo. Estique as pernas e desça os calcanhares devagar. Você pode fazer esse exercício em primeira, segunda e quinta posições e em com os pés paralelos e sexta posição.

2. Faça elevés com um pé, mantendo o outro em coupé. Faça em média 16 elevés em cada pé.


3. Fique com a parte anterior (peito) dos pés em cima de um degrau ou qualquer superfície mais elevada, mantenha os calcanhares num aposição mais baixa em relação ao degrau e faça elevés. Trabalhe os dois pés de uma vez e só quando realmente se sentir confiante tente trabalhar um pé de cada vez. Lembre-se de se apoiar em algum lugar para evitar acidentes.

4. Sente-se com uma perna esticada, movimente o pé de flex para ponta passando devagar pela meia-ponta. Tente ao máximo fazer seus dedos tocarem o chão.


5. Sente-se com as duas pernas esticadas à frente (como se estivesse em primeira posição), faça o mesmo movimento do exercício anterior, mas com as duas pernas en dehors, tentando encostar os dedos mindinhos no chão.

Uma coisa que ajuda muito é fazer esses exercícios com caneleiras de 1Kg.
Faça os elevés devagar e desça controladamente sem desabar o pé no chão, o exercício terá mais efeito e também ajudará com o equilíbrio.
Quando esticar os pés, lembre-se de não dobrar os dedos.
Você também pode manter os pés esticados por 30 segundos antes de voltar para o flex, isso aumentará a eficiência do exercício.
Lembre-se de fazer os exercícios freqüentemente para que tenham efeito.
Você pode começar fazendo 8 vezes cada exercício e depois tentar fazer 16 e 32 vezes!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fazer alongamento não provoca lesões, é algo pacífico, suas sensações sutis e revigorantes permitem a sintonia com os músculos. Não é preciso submeter-se a disciplinas, fazer alongamentos proporciona liberdade.

Mas é necessário que se pratique devagar, especialmente no início. Comece de leve e seja constante. Afinal, não há como entrar em forma no primeiro dia. Todos podem fazer alongamentos, independente da idade ou flexibilidade.

Não é necessário estar no ponto máximo de condição física, nem possuir habilidades atléticas.

Se você tiver sofrido algum problema físico, uma cirurgia nas articulações e músculos, ou se vier de inatividade ou vida sedentária, é bom consultar um médico antes de começar um programa de exercícios ou alongamento.


Por que Fazer ?

- Reduz as tensões musculares e dão a sensação de um corpo mais relaxado;
- Servem de benefícios para a coordenação;
- Aumentam o âmbito de movimentação;
- Previne lesões como distensões musculares, pois um músculo alongado resiste mais às tensões;
- Facilita as atividades de desgaste como corridas, tênis, etc;
- Desenvolve a consciência corporal e aprende a se conhecer;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais;
- Ativa a circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário