quinta-feira, agosto 26, 2010

Bibliografia - A estrela do oriente - Oum Kalthoum


Tem um blog que fala sobre a vida dela...Mulheres de Amar Pra Sempre -
A Arte em Mulher...

" A estrela do oriente- Oum Kalthoum



Oum Kalthoum, cantora, compositora e actriz, nasceu a 31 de Dezembro de 1904 em El Senbellawein, Egipto. Conhecida como “A estrela do oriente”, Oum foi a maior cantora Árabe do século XX, tendo o seu trabalho influenciado músicos como Bob Dylan, Maria Callas, Bono, Led Zeppelin...

A sua voz, cavalo negro que percorre os desertos quentes do mundo, é absolutamente fascinante. Uma sonoridade que nos faz viajar a terras de pirâmides e faraós, onde o sol é mais abrasador.

Desde cedo que Oum demonstrou talento para cantar, e foi apenas com 12 anos que entrou numa pequena peça dirigida pelo seu pai.
Em 1923 muda-se para a cidade de Cairo onde rapidamente se introduziu nos círculos culturais, sem nunca renunciar às suas origens humildes nas quais tinha orgulho. Foi em Cairo que conheceu o famoso poeta Ahmad Rami que escreveu 137 canções para ela.
A sua primeira grande aparição deu-se no Arabic Theatre Palace, onde fez um enorme sucesso.

As suas músicas tinham como principais temas o amor, a saudade e a perda. Um concerto de Oum consistia em duas ou três músicas que tinham a duração de três a seis horas, fazendo um pouco lembrar a ópera ocidental, com longas passagens vocais ligadas por curtos interlúdios orquestrais, no entanto Oum não foi influenciada pela ópera.

Além da carreira como cantora, Oum participou em seis filmes, no entanto desistiu da carreira como actriz devido à falta de contacto pessoal e emocional com o público.
O seu último concerto foi no palácio do Nilo em 1973. Mais tarde a cantora mudou-se para os Estados Unidos onde obteve melhores cuidados médicos devido ao seu diagnóstico de nefrite. Em 1975 regressa ao seu país de origem, falecendo a 3 de Fevereiro de 1975. O seu funeral é recordado como um dos maiores da história, assistido por 4 milhões de pessoas.


A sua biógrafa escreveu para a Harvard Magazine:
"Imagine a singer with the virtuosity of Joan Sutherland or Ella Fitzgerald, the public persona of Eleanor Roosevelt and the audience of Elvis and you have Umm Kulthum, the most accomplished singer of her century in the Arab world". "

Nenhum comentário:

Postar um comentário