terça-feira, agosto 31, 2010

A Expressão na Dança



Um dos maiores enclaves na dança é visível.

Logo aos primeiros momentos de uma apresentação: a expressão facial que a bailarina(o) assume quando executa os movimentos.

Quantas vezes vemos bailarinas(os) dançando inexpressivamente, independente de como se desenvolvem os ritmos, as paradas e retomadas, aberturas e grand finales. Sua técnica pode ser desenvolvida, mas não cativa seu público e seu espetáculo mais parece pura demosntração de agilidade corporal.

A música é, antes de tudo, uma manifestação de sentimento. O artista é o expert em expressar sentimentos, crenças e sensações. Quem dança tem que saber interpretar, à seu modo essa manifestação. Só que o movimento , sem a expressão facial condizente, denota amadorismo, tensão e insegurança para incorporar a música.

A bailarina(o) pode ser ótima tecnicamente, mas se seu rosto não traduz emoção, sua dança fica comprometida. O público divaga e o espetáculo perde a força.

Esqueça os aplausos por enquanto. Seja realista e deixe de lado as fantasias acerca de seu conhecimento e experiência. O público vai apreciar isso ou não com o tempo. Tenha em mente a idéia de que somos eternas aprendizes.

Sua expressão deverá alterar-se ao longo do tempo, sempre buscando o equilíbrio.

Imagine uma dança onde você vai observar somente a expressão facial . Temos um gráfico para tentar ilustrar essa hipótese:

-Rosto Impassível (inexpressivo)
-Sorriso constante

-EQUILÍBRIO harmonia com a música

-Sorriso exagerado
-"Caras e Bocas" (vulgaridade)

Repare que o ponto de equilíbrio da música-dança-expressão facial com a música possui está ao meio . Os outros intens são os fatores que tornam a dança "caricata".

A harmonia visual da bailarina(o) profissional é fator tão importante quanto a dança em sí.

Mas por que falar da expressão facial na dança?

Na verdade, esse aspecto é negligenciado pela maioria daquelas(es) que aprendem, praticam ou passam a informação do aprendizado adiante.

Cada dia que passa o público torna-se cada dia mais exigente, e apto a avaliar a dança visando a qualidade como condição essencial. Esse fator passará a ser uma exigência nos próximos anos.

Em poucas palavras: "quando você dança deve incorporar a música".

Aquelas(es) que conseguem fazer esta fusão de forma "natural", conseguem interpretar como verdadeiras artistas sua arte.

Assim, acordam no público, sentimentos adormecidos e oferecem aos expectadores um mundo encantador..

A presença de palco nada mais é do que a habilidade de coordenar sua técnica com a perfeita expressão ao dançar espalhando a divina energia da arte por todo o ambiente.

Experimente isto e receba a recompensa por seu esforço: olhos brilhantes e o sorriso que toda bailarina procura ao final de sua apresentação estarão lá esperando por você.

Texto tirado do site do Khan..há alguns anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário